- Fazer uso da linguagem oral e escrita;
- Conhecer o alfabeto;
- Identificar o alfabeto a patir de elementos sociais diversos.
Faixa Etária
1° Período - 4- 5 anos
Conteúdo
- Português e Informática
Prática de leitura e escrita e uso oral da língua.
Tempo de Duração
Aproximadamente 2 meses
Atividades
1° Momento:
Em roda, o professor irá expor o alfabeto no chão de maneira que todos os alunos vejam as letras que compõem o alfabeto.
2° Momento:
Questionar os alunos se conhecem as letras? onde viram? se sabem as letras que compõem o nome.
3° Momento:
Colocar a música do Alfabeto do trem da alegria, depois apresentar a letra para que possam fazer o reconhecimento das letras.
Fazer a leitura do alfabeto assombrado.
5° Momento:
O professor irá entregar uma ficha com o nome do aluno, e dispor novamente as letras do alfabeto no chão. Cada aluno deverá ir na roda e reconhecer as letras que compõe o seu nome a patir da ficha
6° Momento:
A cada dia será trabalho uma letra do alfabeto. Por isso, haverá atividades diversificadas com a letra do dia. Exemplo: Trabalhar com a letra "A". Os alunos iram procurar em revistas e recortar, 5 letras "A".
7° Momento:
Registro: No caderno os alunos deveram fazer um desenho de uma das letras do alfabeto, fica a escolha do aluno.
8° Momento:
O professor levará os alunos para o laboratório de informática e apresentar o software:
http://softwarelivrenaeducacao.blogspot.com.br/2008/11/abc-blocks-alfabeto-movel.html é livre e facil de baixar.
Em que os alunos iram utilizar da escrita espontânea e tentar formar palavras.
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma processual. O professor deverá observar o rendimento, o interesse, e envolvimento da criança.
grata!!
ResponderExcluir