quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A informática como instrumento de criação de uma outra cultura na escola


           Nos como professores devemos  fazer um trabalho de fato coerente com a ideia de que a informática precisa ser instrumento de criação de uma outra cultura na escola, que não basta simplesmente inserir a máquina na sala de aula, é necessário saber fazer o uso dela de forma que a informação seja ampliada e abrangente, tornando a formação e o conhecimento de fato.
       Por isso, começo o texto fazendo algumas reflexões necessárias para que as indagações, questionamentos não fiquem soltos, mas que as pontuações sejam refletidas e repensadas para possiveis mudanças de postura e pensamento.  Pensemos primeiramente no que significa adequado? Para que serve as ferramentas? suas utilidades caberão em quais contextos? 
             Devemos pensar que vivemos em um contexto que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, muita das tarefas já podem ser realizadas via internet, visto isso, nos seres humanos temos que adequar e se enquadrar a nova era, principalmente nos professores que estamos no dia a dia lidando com sujeitos vindos deste novo tempo(geração y) com as novidades e a necessidade de fazer o uso.
             É preciso articular a teoria e prática, não basta ter posse do recurso. Adequar as atividades de acordo com a realidade da criança, sua vivência, seu contexto social para escolher os melhores meios de alcançar os objetivos. A preparação do professor é importante, ele deve ter o domínio da técnica e recursos que englobam a sua área de atuação, não somente dentro da sala de aula, mas fora dela também. Não que ele deva entender e saber de tudo, mas que busque orientações adequadas à sua prática. A formação continuada é importante.
               O objetivo da tecnologia na educação quanto na vida é o mesmo, permitir ou facilitar o processo de ensino aprendizagem, de tal maneira que os recursos sejam mediadores do processo. Vamos romper com as barreiras daquela abordagem fragmentada que tanto questionamos em sala.




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