Para
a implantação do computador na educação são necessários basicamente quatro ingredientes: o computador, o software educativo, o professor capacitado para
usar o computador como meio educacional e o aluno. Todos eles têm igual
importância.
Abaixo farei uma análise de um jogo do site http://www.universoneo.com.br/site/jogos_educacao_infantil mostrando que o computador ainda é um meio de ensinar praticamente qualquer assunto, são vagos e não determinam o grau de profundidade do conhecimento de acordo com a faixa etária em que é destinado.
Educacão Infantil
Criação- Cria 07
frutas
O jogo começa com uma
instrução para depois dando comandos para que se jogue, sabe-se que crianças de 3 a 6 anos não necessáriamente devem saber ler, então como seguir os passos?
Da para se pensar em
dois pontos: o primeiro de que se a criança for jogar sozinha, ela
não conseguira continuar para a próxima etapa que é o jogar, mas em
contrapartida é neste momento que pode haver a interação professor
aluno.
- A todo momento existe a necessidade do professor esta mediando, porque os comandos exigem que o professor leia para a criança, nem que seja pela primeira vez, das próximas ela consegue fazer sozinha por repetição.
- O jogo ajuda a desenvolver a motricidade fina, porque a criança tem que manusear com o mouse as frutas, e coloca-las no devido lugar para completar um rosto.
- Não há sons, nem comunicação com a criança que vai jogar.
- Para que o jogo tenha uma finalidade pedagógica é necessário que o professor desenvolva um trabalho anteriormente com as frutas e a articular com o jogo.
- O jogo é simples não exige muitas habilidades, é fácil de ser usado.
- O conteúdo pode ser abordado de várias formar, caberá o professor analisar e decidir qual será o seu foco, sem que ele perca o foco e volte para a velha educação tradicional e fazer uso do computador por fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário