O Portal do Professor no site do MEC, apresentam inúmeros materiais, jogos, videos, recursos didáticos pedagógicos que facilitam e complementam o trabalho do professor, mas infelizmente é muito pouco conhecido e acessado pelos educadores.
Dentro dele, visitei a página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258 e explorei algumas das opções disponíveis. Escolhi um jogo que permite um trabalho com matemática na educação infantil e realizem a avaliação de acordo com os critérios do http://www.slideshare.net/guest326723/criterios-de-avaliaao-de-software-educativo, critérios que venho utilizado na análise de todas as atividades e jogos presentes neste blog .
Jogo de somar
Somar aprenda a fazer contas: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/
Faixa etária indicada: 5 anos
Conteúdo: Matemática
Conteúdo: Matemática
Conhecimentos Prévios:
- Conhecer o sistema numérico de 1 a 10.
- Somar
- Conhecer o sistema numérico de 1 a 10.
- Somar
Interação:
O jogo não possui instruções, a falta dela pode trazer confusões quanto ao o que fazer, como trouxe para mim, ao analisa-lo. Os alunos conseguirão interagir com o jogo a partir do conhecimento prévio do professor de que o aluno terá que pegar o cubo correspondente a somatória dos objetos.
A interação dos alunos podem acontecer de duas maneiras: individualmente, em que o aluno joga, acerta a conta e pronto, ou em dupla, um ajuda o outro encontrar caminhos que cheguem ao resultado final da equação.
O jogo não possui instruções, a falta dela pode trazer confusões quanto ao o que fazer, como trouxe para mim, ao analisa-lo. Os alunos conseguirão interagir com o jogo a partir do conhecimento prévio do professor de que o aluno terá que pegar o cubo correspondente a somatória dos objetos.
A interação dos alunos podem acontecer de duas maneiras: individualmente, em que o aluno joga, acerta a conta e pronto, ou em dupla, um ajuda o outro encontrar caminhos que cheguem ao resultado final da equação.
Programação: O jogo é atrativo uma vez que, a cada conta um objeto diferente é utilizado, apresenta recurso auditivo trazendo para a criança uma interação direta. Infelizmente, ele é apenas de acertar a soma, a criança não passa de fase. E quanto ao erro ele é bastante tranquilo, a criança tem a chance de escolher outro cubo dentre as três opções e obter a unica correta.
Ele é interessante, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico matemático, e a capacidade de desenvolver rapidamente a adição.
Fundamentação Pedagógica: O jogo não possui uma proposta clara e consistente, a criança só soma.
Ele é interessante, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico matemático, e a capacidade de desenvolver rapidamente a adição.
Fundamentação Pedagógica: O jogo não possui uma proposta clara e consistente, a criança só soma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário